segunda-feira, 1 de setembro de 2008

São Francisco Xavier - Um Lugar de Sonho





Adoro viajar e conhecer lugares diferentes, mas se tem um lugar para onde sempre PRECISO voltar, esse lugar é São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, interior de São Paulo. Troco por qualquer praia sem pensar. Isso porque é um lugar mágico que mais parece saído daqueles contos de fada de quando a gente era criança e escutava: era uma vez um lugar lindo! Serra da Mantiqueira pura e cercada por montanhas, passa despercebida no calendário do turismo convencional, e acho bom que seja assim. Não há muitas firulas de arquitetura turística ou muita badalação (apesar do recente festival de literatura, que iniciou este ano), mas em compensação as pousadas são acolhedoras e quase todas têm um foguinho, área com muito, muito, muito verde e aquela comida caseira influenciada pela culinária mineira, não muito longe dali. Ou seja, saborosa.

Pra quem gosta de esportes radicais (ou nem tanto) a cidade é perfeita. Já perdi a conta das opções: rafting, rapel, caminhadas, trilhas de bicicleta, passeio a cavalo, isso e aquilo. Há o Centro de Apoio ao Turista e é só chegar lá e escolher. É um dos lugares do Brasil com maior número de travessias – trilhas – que vão de uma cidade a outra. O muriqui (ou mono-carvoeiro) pode ser encontrado em passagem pelas trilhas com razoável facilidade. Há também um sem número de cachoeiras, formadas pelo Rio dos Peixes e afluentes.
As lojas de artesanato ficam na rua principal da cidade (com aquele jeito delicioso de cidade pequena), assim como os restaurantes, que vão dos mais simples (mas sempre com o toque especial da culinária local) até os modernos, como um restaurante japonês. Difícil encontrar algum onde não haja um prato sem shitake no cardápio. Ouvi dizer que é a maior plantação do cogumelo do Brasil – e se não for, é uma das. Mas nem só de shitake vive São Francisco. O Café Photozofia (lgo. São Sebastião, 105), é um bom lugar para tomar aquele cafezinho no final de tarde, na santa paz.
Mas se você quer saber mesmo é de sossego, tudo bem. É só olhar as estrelas no entardecer, colher do imenso tapete de pinhão que fica o chão nessa época do ano e olhar o horizonte, que já vale a viagem.



2 comentários:

- Elis - disse...

Ótimo texto, Mô. Adorei as dficas. E o café Photozofia é bem bacana mesmo, tá no guia que eu faço. ;o)

Anônimo disse...

minha querida, tirei preciosas dicas do "guia que você faz". pra quem não sabe, a lili escreve com muita categoria para o "guia fuja no fim de semana, da publifolha. vale conferir!