segunda-feira, 15 de setembro de 2008

São Paulo fotogênica



























foto: Gal Oppido

Na minha opinião, São Paulo tem uma fotogenia única. Não que seja uma cidade bonita (é triste de dizer, mas não é mesmo). No entanto, posso afirmar que é um lugar amado por muitos, tão interessante quanto aquele homem feio por quem a gente se apaixona perdidamente; não pela beleza mas pelo charme, bom humor e inteligência. E que vale por quinze bonitos.

Pra quem quiser ver mais fotos incríveis da Sampa a minha dica é o site do consagrado fotógrafo Gal Oppido, autor de verdadeiras obras de arte como essa aí em cima. Ele brinca com o caos, com o moderno, com a urbanidade e até com a sujeira da cidade. No site do moço você encontra, além de outros temas incríveis, um ensaio chamado São Paulo - Artérias Urbanas - Vias de fato. Essas fotos já foram expostas no Museu da Casa Brasileira.


Outro talento é o Henrique Manreza, que tem fotos maravilhosas (de São Paulo e de mil outros temas) em seu fotolog, como a Sampa City, que já foi publicada no livro Brazil by Night, onde você encontra fotos de diversas cidades brasileiras (inclusive de Porto Alegre) pelo olhar de grandes nomes da fotografia. Gostei tanto do trabalho dele que comprei um painel pra mim. Arte me faz bem.

Adoro fotografias "vivas", de lugares ou pessoas, do cotidiano. Mas sou péssima fotógrafa. Prefiro tomar emprestado o trabalho de quem tem aquele olhar diferenciado para tirar uma bela foto.
E você, prefere sair na foto? Ou, como eu, curtir o trabalho dos outros? Ou estar por trás das lentes?

Se esse último for o seu caso e você quiser ver a sua foto por aqui, manda pra mim no mail ponteaereasppoa@gmail.com . Vale clique de situações, pessoas e tudo o que se relacionar à cidade de São Paulo. Terei o maior prazer em postar, com o devido crédito.
Ah: vale foto de Porto Alegre também.

Nenhum comentário: