sexta-feira, 25 de julho de 2008

Dica de férias: Visita ao Vale dos Vinhedos




























Eu estou atrasadíssima com esse blog, eu sei. Isso porque tirei pequenas férias. E falando nisso, que vacilo foi esse de não dar dicas de escapadas em plenas férias? Ok, estou ciente que o blog é referente às capitais do cabeçalho aí em cima, mas às vezes passo por cenários tão bonitos em São Paulo e no Rio Grande do Sul que não resisto. Este é o melhor mês para mudar a paisagem – e ainda dá tempo.

Como já mencionei por aqui, não pretendo fazer nenhuma espécie de “guia turístico”. Deixo a tarefa para os mais capacitados. As minhas dicas originam-se de experiências muito pessoais, como esta fugidinha na parte da colonização italiana nas serras gaúchas, também conhecida como Vale dos Vinhedos. Eu já conhecia, assim como o percurso não chega a ser novidade para muitos gaúchos, mas não importa : visitar a rota dos vinhos é um passeio inesquecível para qualquer um e vale a dica.


Primeiro, porque a estrada sinuosa já é um espetáculo, com suas tendas de “frutas e utensílios e tudo o que você puder imaginar para fazer comida.” Depois o povo simpático de matar. Se você sai de Porto Alegre, passa por Garibaldi e...Carlos Barbosa. Quando fui, tava rolando a Festi Queijo. Também já conhecia. A cidade é um charme e eu sou louca por uma festa; então parei por lá com um grupo de amigos e meu excelentíssimo cônjuge. A gente se hospedou em uma pousadinha no centro, básica. E foi tudo de bom, apesar de um pouco apertado (quatro pessoas dividindo um banheiro minúsculo não é o que eu chamo de conforto). Mas vamos à festa. Funciona assim: você paga uma taxa fixa e se entope de comer e beber, como toda boa festa italiana. Tem um milhão de guloseimas, VINHOS de todos os tipos e grupos musicais que vão da M.P.B ao cancioneiro gaúcho. É o tipo de festa que vai a cidade toda, portanto familiar. Aquela coisa de interior, tão gostosinha e acolhedora.

Acordamos no dia seguinte com o clima agradável e aceleramos. Passamos por Bento Gonçalves. Foi a hora de parar nas vinícolas. Visitamos a Miolo, mas tem também as da Aurora, Salton, da Casa Valduga e algumas pequenas, que produzem um vinho que o resto do país desconhece. Lá você fica sabendo como os vinhos são concebidos por meio de visitas guiadas que algumas vinícolas oferecem a seus parreirais, o que acontece principalmente na colheita da uva (dezembro/março). Como não era o caso, o jeito foi fazer a visita na parte interna e a DEGUSTAÇÃO!!! Saímos tontinhos e fomos comer em um restaurante que eu, infelizmente, esqueci o nome. Uma pena, porque foi uma das melhores relações custo-benefício que eu já vi na vida.
O Vale é composto de mais uma dezena de cidades, como Veranópolis, Caxias do Sul. Nos pacotes turísticos, há também jantares em cantinas típicas com animação de corais. Mas a gente voltou, porque nem só de passeio vive-se.

Obs: Para quem quer curtir a Festi Queijo, ainda dá tempo: a festa vai até o dia 27 (próximo domingo) e os horários você confere aí embaixo:

Festi Queijo
Rua Buarque de Macedo, S/N
Salão Paroquial de Igreja Matriz
Carlos Barbosa - RS
Sexta: 18h00 às 22h00
Sábado: 10 às 22h00
Domingo: 10h00 às 18h00

Mais informações: http://www.festiqueijo.com.br/



















Fervo total na festa





















E dá-lhe queijo




















E dá-lhe vinho...



















Digamos que depois de algumas taças de vinho eu tenha esquecido o nome da banda. Quem souber pode comentar. Há há há!



















Meu conselho? Vá de barriga vazia


















Rapaz local curtindo a festa



















Estação de trem de Carlos Barbosa



















"Figuras" da cidade




















Uma das paradas para comprar bons vinhos. Hum, eu esqueci o nome desse lugar...


















Voltar pra casa. Fazer o quê...

Nenhum comentário: