terça-feira, 17 de junho de 2008

Neste país frio melhor não há...




































Foto: Agosto de 2005

Voltei a Porto Alegre. Vôo tranqüilo, céu azul (ou simplesmente o céu de Porto Alegre), sol e frio. Sete graus a menos do que em São Paulo no dia em que eu cheguei, sexta-feira passada. Não fazia tanto frio desde 199... e tra lá lá, ouvi dizer. Também ouvi dizer que os termômetros desceram aos negativos em algumas cidades da serra. E o que eu queria mesmo era estar por lá!

O gaúcho convive com o frio desde pequeno e, por isso mesmo, tem uma sabedoria ao desfrutá-lo como nenhum outro povo brasileiro. A impressão que eu tenho é que eles não vêem a hora da temperatura baixar para pegar um cobertorzinho, fazer um chimarrão e tomar no fim da tarde, dando uma volta pelas praças da cidade. Ou apreciar um bom vinho e chamar os amigos para um churrasco. Aí tanto faz: fora ou dentro do apartamento, na própria cozinha, até mesmo na sala. Sim, porque aqui as churrasqueiras são DENTRO de casa, muitas vezes. E a lareira? Nada deixa uma casa mais com atmosfera de casa. O fogo é bonito e faz companhia, já disse o escritor Rubem Braga. E ao contrário de outros lugares no Brasil, como em São Paulo, lareira não é privilégio dos abonados e sim algo para ser compartilhado.

Enfim, aqui no Sul o frio é uma festa. Seja em Porto Alegre, com seus lugares charmosos (e que ficam mais charmosos ainda nesta época do ano); seja no interior, quando aí as festas são típicas – e deliciosas! É festa da uva, da maçã, do morango, do queijo, do vinho. Pra completar, um pessoal acolhedor e uma ligação cármica com a natureza, de onde saímos e para onde é sempre bom voltar.

Mas por enquanto estou na capital e, agora mesmo, vamos sair para curtir um barzinho alemão, de comidinhas típicas e cerveja escura. É bom estar aqui!

Nenhum comentário: