terça-feira, 10 de junho de 2008

Lugares legais em SP - Chopperia Liberdade





















Uma cena rara: a choperia relativamente vazia. Ambiente totalmente kitsch!



Fico triste quando escuto alguém dizer que detesta São Paulo sem ao menos CONHECÊ-LA um pouquinho mais. A história é sempre a mesma: ou a visita é "de business" (o cara pega a marginal, vai à feira de negócios ou a escritórios e volta pro aeroporto, achando que a cidade resume-se ao congestionamento e ao mau cheiro do rio Tietê); ou é o tipo de visita que eu chamaria “tradicional”: rua 25 de março, shopping-center, quando muito um passeio pela Liberdade. Restaurante da moda, que alguém sem muita imaginação elegeu, às vezes entra no programa.

Estranho constatar que muitos desses turistas não se interessam ou nem ouviram falar dos incríveis museus da maior capital da América Latina. A cidade tem também inúmeras exposições gratuitas, shows, cerca de 80 espetáculos teatrais em cartaz e aproximadamente 300 salas de cinemas. Sim, porque alguns espetáculos só ficam em cartaz em São Paulo, já que infelizmente certos patrocinadores consideram inviável o retorno financeiro em outros lugares. Então se você vem à São Paulo para fazer compras e não desfruta nem de um terço do que a cidade tem a oferecer, me desculpe, mas você está marcando touca. Mesmo. Meu conselho: aventure-se por São Paulo e descubra os seus segredos.

Não tenho a pretensão de “eleger” lugares para turista visitar. Já tem muita gente fazendo isso. Mas posso, sim, falar de programas que fogem do tradicional e onde sinto-me literalmente em casa, não só como paulistana mas também como uma pessoa curiosa e sem deslumbramento. Há diversão para todos os gostos e bolsos, como a Chopperia Liberdade, que traduz São Paulo divinamente. Um lugar que só poderia estar onde está. Quando a gente acha que já viu tudo na cidade, aterrissa na portinhola da Rua da Glória e consegue se surpreender. Mesmo quem é paulistano e já está acostumado com o bairro oriental tem uma surpresa. É um karaokê, e você pode não gostar de karaokê, como eu, mas eu acho que você VAI cantar. Ou ao menos dar boas risadas. E como a procura é grande, é bom colocar o nome na fila logo na entrada.

Luminárias japonesas brigam com gatos da sorte e outras quinquilharias orientais, mesas de sinuca (para quem gosta, imperdível), espelhos e quadros “assombrados” (gente, eles ficam se mexendo) em uma decoração pra lá de poluída e, ao mesmo tempo, deliciosamente alegre. Mais kitsch impossível, só que um kitsch japonês; aliás o lugar (da simpaticíssima Mami, que mais parece um personagem de mangá) está cheio deles, cantando suas canções tipo bolerões. É também um restaurante japonês, pois há um cardápio sortido desta culinária (é possível encontrar melhor comida pelo bairro), mas logo adiante você avista uma grelha onde servem espetinhos de carne e shimeji. Sim, churrasco! Pode? Pode. Para beber, há desde saquê importado até, obviamente, o chopp bem servido.

Houve um tempo, no ano passado, que o lugar virou meio que “point”, saiu na Veja São Paulo e ganhou fama exatamente por seu exotismo. Aí começou a encher bastante de universitários e de uma fauna atípica – mas por outro lado, deixou o lugar ainda mais eclético. Conclusão: hoje a Chopperia é freqüentada por tudo que é gente: mauricinhos, roqueiros, largadões, brasileiros e japoneses de todas as idades – e que adoram cantar.
Obs. Se quiser pegar uma mesa, chegue cedo, porque o lugar costuma lotar rapidinho!




Não vá se: você for do tipo que gosta de sofisticação ou sossego. O ambiente é totalmente informal.

Indico total: para aqueles que quiserem fazer um programa inusitado.


Karaokê Chopperia Liberdade
Rua da Glória, 523 – Liberdade
São Paulo – S.P.
Telefone: (11) 3207-8783
De terça à quinta, das 19h às 5h De sexta e sábado, das 19h às 6h00 Aos domingos, das 19h às 5h00

Ingresso: R$5,00/(R$2,00 por música para quem vai cantar)


Avaliação: legal pra caramba :)

2 comentários:

Anônimo disse...

achei esse lugar meio tosco, mas até que me diverti. parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

ok anônimo. que tal dar sugestões de lugares pra postar aqui? dou a dica com o maior prazer!
abração.