quarta-feira, 25 de junho de 2008

Muito Além do Churrasco - Restaurante Calamares











foto: site do restaurante

Todas as vezes que vou ao Calamares lembro-me de um amigo paulistano que é apaixonado pela culinária portuguesa. Ele, que viaja muito a negócios e já visitou Porto Alegre diversas vezes, confessou-me que sempre opta pelas churrascarias em suas passagens pela cidade.

Lamentei por ele e por todos que não sabem quão divinamente bem dá pra comer, muito além da carne vermelha, na capital gaúcha. Sim, há ótimas churrascarias, mas há também o Koh Pee Pee, simplesmente um dos melhores restaurantes tailandeses do país, só para dar um exemplo. Oportunidade para escrever sobre o assunto certamente não faltará, mas agora vou falar do Calamares, que existe desde 1994, sob a batuta de Lídia Marques e Maria José Cassapo. O restaurante, que recentemente abriu uma filial no Shopping Bourbon Ipiranga faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (um verdadeiro certificado de coisa muito boa) e foi eleito como um dos dez melhores pelo júri da Revista Veja Porto Alegre.

O ambiente é intimista e não exatamente sofisticado, mas tem muito charme. Antes da lei que proíbe os cigarros em restaurantes no estado do Rio Grande do Sul, o jardim de inverno era destinado aos fumantes; daí o motivo porque não o conheço. Costumo ficar na outra parte, que mais parece uma sala de estar, cheia de referências lusitanas e marítimas na decoração.

Mas são os pratos, servidos com capricho, ingredientes de qualidade e apresentação impecável que realmente impressionam. Gosto de lugares onde há o mais profundo respeito pelo cliente e por lá toda hora alguém vem saber se está tudo bem. O bacalhau é a grande estrela, mas dá pra encontrar receitas autenticamente portuguesas, como o Leitão à Bairrada, além de uma paellla maravilhosa. Sem contar as sobremesas portuguesas, como o Pastel de Santa Clara – que por lá, é feito de maneira esplendorosa. Para completar, a carta de vinhos é realmente boa, com oferta de nacionais e importados. Ah: o valor cobrado por todas essas maravilhas me pareceu bastante justo.

O restaurante foi escolhido por mim para passar o Dia dos Namorados, quando então fiquei sabendo de um rodízio de camarão (inhame inhame inhame). Dá pra perder? Meu amigo também achou que não– e não se arrependeu de ter feito a troca. Agora ele já sabe: culinária portuguesa é em Porto Alegre!

Calamares

Avenida Mercedez, 58 - Floresta - (51) 3346-8055

Ter. à quinta: 11h30 às 14h00/19h30 às 23h30 - sex e sáb: até oh30

Domingos: 11h30 às 15h00

Shopping Bourbon Ipiranga - Av. Ipiranga, 5.200 - loja 102 - B. Jdim Botânico - (51) 3348-4561

Todos os dias: 11h00 às 23h00

Aceita cartões de crédito.

4 comentários:

Anônimo disse...

conheço o Calamares e gosto mas ainda prefiro meu churrasco (rs!)
parabéns pelo blog!

beijo

Anônimo disse...

você e muita gente, viu marcelo?! hehe. sem problemas. apenas dei uma dica a mais.
beijo.

Anônimo disse...

Realmente você precisa provar a Paella a Valenciana. E, alvez, comer ajoelhado. De preferência com um Don Rioja tinto.
Fica ali ali com o prato número 1 do cardápio do Koo Pee Pee.
Fófis

Anônimo disse...

fófis, me deu água na boc. pode deixar que da próxima vez vou provar tudo isso aí, pode ter certeza.