quinta-feira, 12 de março de 2009

Só São Paulo tem a Mercearia

Foto: Blog da Vejinha

Quinta passada fui ao lançamento do livro da minha querida Dea Del Fuego, na Mercearia São Pedro. Na noite mais quente do ano na cidade de São Paulo, o famoso boteco na Vila Madalena - um lugar pequeno, simples e abafado– estava entupido de gente. O dono bem que aumentou os espaços. Mas certos lugares são bons exatamente porque conservam as suas características originais – e ainda bem que a Mercearia não perdeu o jeito de pequenina, embora não engane quem não queira se enganado. Isso me fez pensar qual o segredo deste bar, sem apelos da moda, sem música alta, sem garotas de chapinha no cabelo.

É bem verdade que prefiro aparecer por lá em dias menos importantes, sentar calmamente, embora mesmo estes dias não sejam tão calmos assim. Sempre dou uma olhada nos livros e dvds, que disputam graciosamente o espaço com produtos de limpeza e outras coisas que todo boteco que se preza tem. Autores clássicos e contemporâneos em edições modernas. Só isso já bastaria para ficar por lá, comprar um deles, ler tomando uma bem gelada. Mas aí você tromba com o autor de um dos livros, depois outro, algum músico, ator ou atriz, aproveita e pede uma dedicatória. Ou, como eu, não faz nada disso. Apenas assiste a tudo e respira a atmosfera de cidade viva, que faz tão bem.

E tem a fauna. Colorida, de todas as idades (mesmo), convivendo de forma pacífica, difícil de encontrar em qualquer outro lugar, mesmo na maior capital da América Latina. Cabelos verdes e brancos, lado a lado, na mesinha vermelha de ferro. Ah: tem as garotas de chapinha também, como não? Mas estão sentadas do lado de um rasta, chinelos de couro cru. Bateu a fome? Tem uma série de sanduíches muito criativos, de-li-ci-o-sos. Coisa de lugar cheio de frescura. Ou então caldinho de feijão e outras comidinhas típicas do Nordeste e de outros lugares. São Paulo é como o mundo todo. E a Mercearia o lugar das melhores pessoas desse mundão.

Observação: Para os que não têm medo de boteco, não ligam pra conforto e frescura.

Mercearia São Pedro

Rua Rodésia, 34 – Vila Madalena
Tel. (11) 3815-7200
Seg. a sexta – 09h00 à 01h00
Sábado – 10h00 à 01h00
Domingo – 11h00 às 18h00.
Aceita cartões

Nenhum comentário: